O brasileiro é um grande consumidor de bebidas alcoólicas em geral. Ainda que não encontremos em muitas pessoas o hábito diário de tomar uma taça de vinho após as refeições, um copo de whiskey ao chegar do trabalho ou uma cerveja enquanto assiste televisão antes de dormir, a verdade é que aos finais de semana grande parte da população não passa sem beber alguma coisa. Um hábito que começa como um lazer pode evoluir gradativamente até gerar o alcoolismo. E então surge a questão: vale a pena parar de beber?
De acordo com várias pesquisas, uma taça de vinho ou uma cerveja até podem fazer bem para o corpo, mas a esmagadora maioria delas mostra que o álcool apresenta uma ameaça grande ao corpo e a saúde mental de uma pessoa.
Se você está pensando em diminuir o consumo ou até mesmo acabar com esse hábito, confira abaixo 10 motivos para largar as bebidas alcoólicas e uma dica super especial que vai te ajudar neste processo. Confira!
10 motivos para parar de beber
1. Evita doenças
É grande a lista de doenças que podem ser desencadeadas por conta do consumo excessivo de álcool: cirrose, câncer, alcoolismo, hepatite alcoólica, doenças gastrointestinais, diabetes, anemia, problemas cardiovasculares, pancreatite, neuropatia periférica, problemas ósseos, insônia e deficiência imunológica.
E não existe uma quantidade segura que pode ser consumida para evitar que esses problemas surjam, portanto, o ideal e parar de beber rápido.
2. Economiza dinheiro
A menos que você se disponha a ingerir bebidas de qualidade questionável, beber é um lazer caro. Por mais que uma latinha de cerveja não custe tanto, basta colocar na ponta do lápis e perceber o quanto que se gasta no mês para curtir os finais de semana.
Portanto, para o seu bolso, vale a pena parar de beber, e vale bastante. Se você quer economizar, descubra como parar de beber e veja a diferença que isso fará no seu orçamento (te ajudaremos com essa questão mais para frente).
3. Ajuda a emagrecer
As bebidas alcoólicas fazem você engordar diretamente e indiretamente. Primeiramente porque a maioria delas possui muitas calorias – uma lata de cerveja tem aproximadamente 150. Quem prefere destilados, geralmente mistura com outra bebida (suco, refrigerante, energético), que também contribui para aumentar o açúcar ingerido.
O consumo de álcool ativa uma substância no corpo chamada cortisol, que retém gordura, principalmente na região da cintura.
Por fim, consumir bebida alcoólica e beliscar algo para comer é um hábito quase universal, e em muitos casos esse aperitivo não é nada saudável, contribuindo para o ganho de peso.
Assim, parar de beber também contribui para o emagrecimento saudável e definitivo.
De nada adianta procurar dietas milagrosas ou formas de perder muito peso em pouco tempo se você fizer “tudo” certinho, mas continuar consumindo álcool em excesso.
4. Evita a dependência
O alcoolismo é um problema sério e que atinge milhares de pessoas no país. Essa dependência química é um dos piores estágios que alguém pode chegar por conta do consumo excessivo de bebidas alcoólicas e não tem ninguém que esteja salvo de desenvolver o problema. Pelo contrário, pessoas com histórico familiar e com algumas características genéticas estão mais propensas a sofrer de dependência do que as demais.
Essa doença é grave e pode levar o paciente ao fundo do poço, destruindo seus laços de amizade, familiares, acabar com o dinheiro, com a carreira profissional e até com a sua vida. Portanto, se você não está interessado em ter que tomar remédio para parar de beber, comece a acabar com esse hábito enquanto ele ainda não se tornou uma ameaça maior para o seu futuro.
5. Acabar com as ressacas
Quem já “encheu a cara” em uma noite sabe como a manhã seguinte pode ser tortuosa. Dor de cabeça, enjoo, diarreia e aquela sensação de que o dia anterior não valeu a pena são apenas alguns dos sintomas da ressaca, resultado de uma ação do corpo para desintoxicar o organismo aliado à desidratação causada pelo consumo em excesso da substância.
Esse cenário faz você questionar se vale a pena beber e, pelo visto, a resposta é não.
6. Manter a mente consciente
Ninguém sai de si por ter tomado uma taça de vinho, mas não é preciso beber muito para as ideias saírem do lugar e você passar a não ter mais o total controle das suas ações.
Se, por um lado, parece um atrativo para acabar com a timidez ou desenvolver habilidades sociais, por outro, os malefícios de não ser dono da sua própria razão não fazem com que essa balança fique equilibrada.
7. Ter corpo em equilíbrio
Parar de beber rápido significa deixar o seu corpo em total equilíbrio. O consumo de álcool faz com que várias partes e sistemas fiquem desbalanceados – isso vai desde a pele e o cabelo até o coração e o estômago. Portanto, deixar de beber é ajudar o seu organismo a trabalhar em estado normal.
8. Manter a saúde sexual
Bebida alcoólica e sexo possuem duas ligações perigosas. A primeira delas é de que a falta de razão faz com que muitas pessoas não se protejam durante as relações sexuais, o que pode acarretar no contágio de alguma DST ou até mesmo em uma gravidez indesejada.
Mais do que isso, principalmente em homens, a libido pode diminuir, além de correr o risco de desenvolver disfunção erétil e impotência.
9. Deixar o coração forte
O órgão mais importante do corpo pode sofrer bastante com o consumo de álcool.
Ainda que pesquisas indiquem que uma quantidade pequena possa fazer bem para o coração, muitos cientistas questionam os métodos e, sendo assim, é melhor ficar longe antes que você precise tomar remédio para parar de beber e para não sofrer uma parada cardíaca.
10. Dormir melhor
As bebidas alcoólicas são grandes inimigas do sono. É normal que, ao se deitar bêbado, você durma mal e tenha sono fragmentado.
No dia seguinte, por mais que você tenha descansado por horas, ainda ficará com a sensação de que está fadigado, de que não teve tempo o suficiente para repor as energias.
Com o tempo, isso pode se tornar uma insônia complicada.
Uma dica especial para deixar a bebida!
Vale a pena parar de beber, mas a tarefa pode não ser fácil. Sair para tomar uma cerveja com os amigos é um hábito gostoso, só que traz muitos prejuízos ao seu corpo e mente. E pense em quantas vezes você já falou consigo mesmo que quer parar e não consegue?
Por sorte, existe uma maneira muito simples e prática de abrir sua mente. O Mindzoom traz uma moderna plataforma de terapia subliminar, uma antiga técnica que evoluiu com o tempo para ficar ainda mais eficiente na ajuda a chegar aos seus objetivos.
Você sabe que a repetição de afirmações positivas é uma maneira de fazer com que a sua mente se reeduque e faça com que você pare de beber? Pense nas seguintes frases:
- Eu gosto de minha vida sem álcool;
- Eu desfruto de minha vida quando estou sóbrio;
- Eu sou mais engraçado quando estou sóbrio;
- Quando estou sóbrio eu me sinto muito bem;
- Meu corpo controla qualquer anseio;
- Eu mereço ser saudável;
- Eu me sinto cheio de energia;
- As pessoas gostam de mim quando eu estou lúcido;
- Eu adoro acordar e me sentir ótimo;
- O álcool é muito caro.
Com o software Mindzoom, todas elas são automatizadas. O programa dispara essas frases na tela do seu computador, só que de uma forma subliminar, não sendo captada pelos olhos, mas absorvida pelo subconsciente.
Como se não bastasse, esse programa permite que você crie suas próprias frases, deixando o software ainda mais pessoal e mais objetivo para ajudar com as suas necessidades.
As frases também podem ser mixadas em arquivos de áudio, tornando o processo mais personalizado e focado.
Deixe que o Mindzoom transforme a sua vida! Clique aqui para ter acesso agora mesmo!
Você merece um presente mais do que especial… Para baixar, totalmente GRÁTIS, é só clicar no banner abaixo! Não deixe de aproveitar essa oportunidade!
Link permanente
Link permanente
Ah, como é triste ver as perdas que temos com a bebida. Quando me casei, meu marido e meu sogro tinham problemas com o consumo exagerado do álcool, meu sogro desenvolveu um câncer e infelizmente não resistiu. Meu marido optou por parar de beber e adicionar a sua rotina novos hábitos como pedalar. No dia 15 vamos fazer uma trilha juntos e eu me orgulho de ter feito parte do processo e dele ter conseguido superar esse vicio.
Link permanente
Parabéns Isadora, você é um ser humano de muita luz. O Universo já está te dando as respostas, exatamente como você pediu à ele, certo? 🙂