Entender os próprios sentimentos pode parecer uma tarefa complicada, mas é essencial para quem quer ser feliz. O primeiro passo é diferenciar sentimentos de emoções. Equivocadamente, muitas pessoas pensam que não há diferença entre esses conceitos, mas eles representam ideias bastante distintas.
Você já se pegou perdido em seus próprios sentimentos e emoções?
Espere!
Você sabe a diferença entre um e outro? Isso é essencial para viver uma vida plena e é isso que quero te contar a seguir.
Qual é a diferença entre sentimentos e emoções?
De acordo com estudiosos, existem pelo menos 7 tipos básicos de emoções:
- Felicidade
- Tristeza
- Raiva
- Desprezo
- Nojo
- Susto
- Medo
As emoções podem ser reconhecidas facilmente nas feições humanas e estão presentes em absolutamente todas as civilizações do mundo.
Assim, podemos dizer que as emoções são estados mentais resultantes de mudanças no organismo perante mudanças no ambiente e, por isso, são mais inconscientes.
Os sentimentos, por outro lado, são a forma como interpretamos e percebemos o que acontece conosco ao experimentarmos uma emoção e, por isso, são mais conscientes.
Sabe o que isso quer dizer?
Que embora você não possa controlar diretamente suas emoções, pode sim controlar seus sentimentos. Você pode, por exemplo, vivenciar a emoção da raiva ao se deparar com uma situação enfurecedora, mas pode escolher o que sentir perante essa raiva.
3 dicas infalíveis para entender os próprios sentimentos
1. Pense nas coisas que estão acontecendo em sua vida
Emoções negativas costumam gerar sentimentos negativos. Assim, o primeiro passo para entender os próprios sentimentos é pensar nas coisas que estão acontecendo em sua vida.
- O que está afligindo você?
- Por que você está sentindo coisas ruins?
- O que você pode fazer para melhorar sua situação atual e, assim, ter mais emoções e sentimentos positivos?
Reflita sobre o que você está vivendo e será muito mais fácil entender os próprios sentimentos.
2. Considere as consequências positivas e negativas resultantes dos seus sentimentos
Se você vivenciou uma situação de raiva e, consequentemente, experimentou sentimentos negativos, pense sobre esses sentimentos e veja em que eles poderão ajudar – ou atrapalhar – sua vida.
Ao perceber que seus próprios sentimentos estão impedindo seu progresso, é necessário reprogramar sua mente. (Clique aqui e eu te mostro como fazer isso de forma automática!)
3. Veja com que frequência os sentimentos se manifestam
Se você está se sentindo mais desanimado do que empolgado, mais triste do que feliz, mais assustado do que encorajado, mais inseguro do que confiante, isso quer dizer que as emoções negativas estão mais afloradas em sua vida nesse momento.
O que talvez você não saiba é que essas emoções podem ser resultado de seus próprios pensamentos. Seu subconsciente pode estar impregnado com muitas barreiras mentais e são elas que estão arruinando sua vida.
Sabe qual é o segredo para se livrar disso? Reprogramação mental!
Leia também: Barreiras mentais limitam o sucesso, mas você pode se livrar delas HOJE!
Aprendeu a entender os próprios sentimentos? Agora é hoje de agir!
Entender os próprios sentimentos é só a primeira etapa da felicidade plena. Se, depois de refletir, você notar que barreiras mentais e pensamentos negativos estão dificultando sua evolução e suas conquistas, é hora de agir!
Eu quero que você transforme a sua vida e, para fazer isso, você precisa transformar sua mente.
Quero te dar um presente incrível que vai te ajudar nessa jornada de reprogramação mental. Clique aqui agora mesmo para garantir esse presente e não permita mais que os sentimentos negativos prejudiquem você!