Em nossa sociedade, infelizmente, cristalizou-se a noção de que as emoções negativas são uma espécie de “desvio da normalidade”, isto é, uma condição vista como contrária à natureza humana e que deve ser extirpada a todo o custo, nem que para isso seja preciso aceitar a administração de ansiolíticos e antidepressivos.
Porém, as emoções negativas lhe dizem quando algo dentro de sua estrutura mental e física age como um sistema de orientação, dado pela natureza para mostrar que você está fora do seu caminho e que precisa cuidar de si mesmo.
A importância de prestar atenção às suas emoções negativas
Se tem trabalhado duro em seu autodesenvolvimento e descobriu que continua se sentindo frequentemente deprimido, ansioso ou estressado – sem motivo aparente – o mais provável é que existam outros elementos não descobertos em sua programação mental que ainda não foram revelados.
Essas emoções negativas são sinais claros que apontam quais as áreas em sua vida que precisam ser melhor trabalhadas.
Os danos gerados por reprimir emoções negativas
Imagine que você, por engano, colocou a sua mão no fogo durante a preparação do almoço. Assim como desviar o olhar e ignorar a queimadura não faria a dor desaparecer, ignorar suas emoções negativas não contribuirá em nada para superá-las.
De fato, fechar os olhos para as suas emoções negativas não melhorará as causas subjacentes. Pelo contrário, poderá contribuir para piorar ainda mais as coisas.
Considere essas emoções como uma resposta de dor em seu corpo. É um sistema limpo, que funciona quando você presta atenção à mensagem que o seu corpo lhe envia, não importa quão desagradável ela seja.
Da mesma forma, se as suas emoções negativas persistirem, mesmo após ter se esforçado em seu crescimento pessoal, isso deve ser interpretado como um forte sinal de que você não abordou a mensagem que essas emoções estão tentando transmitir.
Lembre-se: os sentimentos de raiva, medo, depressão e ansiedade eclodem para o seu próprio bem. Eles simplesmente querem que você se alinhe com a sua fonte para que você possa, mais uma vez, trilhar o caminho da felicidade e do bem-estar.
Sentir-se bem é o estado natural dos seres vivos
Todos nascemos completos e inteiros. Acontece que, ao longo da sua vida, por um motivo ou outro, uma programação negativa acaba sendo baixada em seu cérebro – mas isso não é você.
O seu condicionamento destrutivo é como um bug de software, e é por isso que você se sente negativo – porque essa programação contradita o seu ser natural.
Talvez você tenha receio de que, ao reconhecer sua ansiedade e medo, será sugado por um abismo emocional e nunca mais conseguirá sair.
Mas não é o caso.
Temporariamente, pode parecer horrível. Mas, ao observar os seus sentimentos, finalmente saberá os motivos que o levaram a se sentir assim, revelará as camadas ocultas do seu ser que você desconhecia todo esse tempo.
O que fazer quando as emoções negativas tomam o seu ser?
Em primeiro lugar, você deve reconhecer a amplitude dos seus sentimentos e parar de tentar reprimi-los ou negar sua existência.
Isso significa se permitir sentir essas emoções, em vez de ficar se julgando internamente por tê-las (fazer isso é o oposto da autocompaixão e implica muito desapontamento e frustração).
Manter-se nessa condição implica que você não está desfrutando de sua jornada de desenvolvimento pessoal, muito provavelmente porque quer que todos os seus problemas sejam resolvidos num piscar de olhos, enquanto, na prática, essas coisas levam tempo.
Em segundo lugar, para deixar de se julgar é necessário praticar a atenção plena e a auto-observação. Isso permite que você mantenha a consciência acerca dos seus sentimentos, a fim de ouvir melhor a mensagem que eles estão tentando transmitir.
Portanto, observe as emoções negativas e tente identificar os problemas que estão tirando você do seu estado natural.
A terceira etapa envolve gerenciar as razões por trás dos sintomas ou emoções negativas que você está sentindo. Logo, em vez de tentar “tratar” a sua depressão, ansiedade ou medo, você pode se perguntar por que você se sente assim.
Na maioria das vezes, quando você nomeia as suas emoções negativas e busca suas raízes, é possível detectar as crenças limitantes que foram cultivadas em você desde a mais tenra infância.
Crenças limitantes e a origem dos paradigmas negativos
A ânsia de se afastar de suas respostas emocionais negativas não é totalmente sua culpa. A sociedade exige que o façamos e todos somos programados desde a infância para obedecer a comandos como:
- “Seja homem e pare de chorar!”
- “Adultos não choram, pare de ser um bebê!”
- “Por que você não pode sorrir e ser feliz como todos os outros?”
Quantas vezes você recebeu instruções como essas de seus pais, avós, professoras, tios e tias?
Então, a fim de garantir nossa sobrevivência, manter o amor e obter a aprovação de nossos pais, aprendemos rapidamente a reprimir essas emoções e, hoje em dia, como adultos, ainda nos esforçamos sempre que elas tentam chegar à superfície.
Você aprendeu a desaprovar esses sentimentos negativos quando criança, porque seu cérebro em desenvolvimento tentou entender a resposta negativa dos adultos, pensando: “mamãe sabe o que é melhor, se ela diz que é errado se sentir assim, então ela deve estar certa”.
Está na hora de você entender que sentir raiva, ansiedade ou tristeza não significa que algo está “errado” com você. Essas emoções negativas são sinais de orientação que lhe dizem verdades ocultas sobre seus padrões, que devem ser plenamente reconhecidos e sentidos.
Quando você reconhecer e sentir essas emoções, poderá descobrir o que realmente está acontecendo em seu íntimo.
Mudando a sua programação subconsciente
Ao ler este artigo, você se colocou ante uma encruzilhada e a escolha que fizer agora determinará sua paz de espírito e qualidade de vida no futuro.
Você pode optar pelo caminho mais “fácil”, isto é, ignorar seus sentimentos, nunca descobrir seus padrões subconscientes e se machucar a longo prazo.
Em vez disso, pode escolher trilhar o caminho mais “difícil”, olhar para as profundezas desconfortáveis de sua alma. Embora possa ser doloroso fazê-lo, no final, valerá muito a pena!
Quando terminar de lidar com a fonte dessas emoções negativas, elas pararão de assombrá-lo. Você se ajustará novamente ao caminho da felicidade, que é o seu estado natural.
Descobrir esses padrões é apenas o primeiro passo, que ajuda você a entender melhor os seus motivos. Mas curar-se desses paradigmas consiste em algo mais.
É por isso que Dino Ruales desenvolveu o Mindzoom – uma ferramenta centrada em mensagens subliminares e em seu tremendo poder para efetuar mudanças na vida daqueles que as ouvem/captam na mente subconsciente.
O Mindzoom tem auxiliado milhões de pessoas, em mais de 120 países, a dar passos gigantescos para mudar seus padrões de pensamento e curar feridas emocionais. E ele pode fazer o mesmo por você também.
Se você está pronto para trabalhar suas emoções negativas e construir conexões neurais saudáveis, baixe gratuitamente o programa 21 Dias Para Fazer Mudanças e tenha acesso imediato ao Mindzoom!
Trata-se de uma oferta única e por tempo limitado, uma vez que Dino Ruales liberou poucas unidades a cada país. Aproveite agora!
Link permanente
Link permanente